EXERCÍCIO FISICO MELHORA AS FUNÇÕES COGNITIVAS?
- Raqueli Dallacqua
- 1 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
É de nosso conhecimento que a prática regular de atividade física traz benefícios para nosso organismo como melhora cardiorrespiratória, redução do percentual de gordura, ganho de massa muscular, maior energia e força, dentre outros inúmeros benefícios. Mas será que exercitar-se pode também promover melhoras nos aspectos cognitivos?

Um artigo da revista brasileira de medicina do esporte (SCIEL - CENESP UNIFESP) cita diversos estudos que tem demonstrado melhora e proteção na função cerebral de praticantes de atividades físicas, além de sugerir que pessoas fisicamente ativas apresentam menor risco de serem acometidas por desordens mentais quando comparadas ás sedentárias.
Indivíduos ativos possuem um processamento cognitivo mais rápido pois o exercício físico melhora a circulação cerebral alterando a síntese e degradação dos neurotransmissores.
Outro estudo de Lucas Melo Neves autor da pesquisa de doutorado defendida na EEFE para o jornal da USP, comparou o cérebro de idosos ativos e inativos detectando maior volume em 48 áreas e estruturas entre aqueles que acumularam tempo igual ou superior a 150 minutos de atividades físicas.
Na atualidade, possuir qualidades como foco, concentração, energia e capacidade de resolver problemas de forma agilizada é um enorme diferencial em ambientes corporativos, de empreendedorismo e até mesmo em ambientes sociais.
O sucesso para mim está bem longe de ser um workaholic com agenda cheia e estresse contínuo, mas sim em encontrar o equilíbrio entre saúde do corpo e mente ampliando o cuidado do corpo, emoções e espiritualidade.
Inserir em sua rotina hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos e meditação, alimentar-se de forma saudável e dar atenção a qualidade do sono e gerenciamento do estresse faz toda diferença em sua função cerebral e cognitiva ampliando sua capacidade de gerar conteúdos mais expressivos e criativos aumentando suas chances de ter sucesso profissional e pessoal.
Comments